Biologia


Vida e Mineiração


Ainda é muito difícil para os cientistas definirem vida com clareza.
De um modo geral, considera-se tradicionalmente que uma entidade é um ser vivo se exibe todos os seguintes fenômenos pelo menos uma vez durante a sua existência:



  • Metabolismo, consumo, transformação e armazenamento de energia e massa; movimento, quer movimento próprio ou movimento interno.







  • Reprodução, a capacidade de gerar entidades semelhantes a si própria.







  • Resposta a estímulos, a capacidade de avaliar as propriedades do ambiente que a rodeia e de agir em resposta a determinadas condições.




    • Crescimento, produção de novas células
     
    Estes critérios têm a sua utilidade, mas a sua natureza díspar torna-os insatisfatórios sob mais que uma perspectiva; de facto, não é difícil encontrar contra exemplos, de acordo com os critérios citados, poder-se-ia dizer que:


      1-O fungo tem vida (facilmente remediado pela adição do requisito de limitação espacial, ou seja, a presença de alguma estrutura que defina a extensão espacial do ser vivo, como por exemplo a membrana celular, levantando, no entanto, novos problemas na definição de indivíduo em organismos como a maioria dos fungos e certas plantas herbáceas).
      2- As estrelas também poderiam ser consideradas seres vivos, por motivos semelhantes aos do fungo.
      3- Mulas e outros híbridos do tipo não são seres vivos, porque são estereos e não se podem reproduzir, o mesmo se aplicando a humanos estéreos ou impotentes.
      Vírus e afins não são seres vivos porque não crescem e não se conseguem reproduzir fora da célula " hospedeira ", mas muitos parasitas externos levantam problemas semelhantes.
      Se nos limitarmos aos organismos terrestres, podem-se considerar alguns critérios adicionais:
    • Presença de componentes moleculares como hidratos de carbono, lípidios ,proteínas, e ácidos nucleicos.
    • Requisito de energia e matéria para manter o estado de vida
    • Composição por uma ou mais células.
    • Manutenção de homeotase
    • Capacidade de evoluir como espécie
                                            Mineração
      
      Ouro em fator primário - em pó - e em fator secundário - em barras - .
      
      Mineração é um termo que envolove os processos, atividades e indústrias no qual o objetivo é a extração de substâncias minerais a partir de depósitos ou massas minerais. Podem incluir-se aqui a exploração de petróleo e gás natural e até de água, a mineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e avanço das sociedades modernas em que vivemos. Desde os metais às cerâmicas e ao betão, dos combustíveis aos plásticos, equipamentos elétricos e eletrónicos,computadores,cosméticos, passando pelas estradas e outras vias de comunicação e muitos outros produtos e materiais que utilizamos ou de que desfrutamos todos os dias, todos eles têm origem na atividade da mineração. Pode-se sem qualquer tipo de dúvida dizer que sem a mineração a civilização actual, tal como a conhecemos, pura e simplesmente não existiria, fato do qual a maioria de nós nem sequer se apercebe.
      A mineração tem uma imagem muito negativa na sociedade em geral, sobretudo nas últimas décadas, deve-se sobretudo aos profundos impactos que ela pode ter no ambiente e que têm sido a causa de numerosos acidentes ao longo dos tempos.
                                        Mineração em Ouro Preto
      Ouro Preto  - MG está localizada a 12 Km de Ouro Preto.
      Os mergulhos são feitos na Mina da Passagem, uma mina de ouro desativada que oferece excelentes mergulhos de caverna.
      Trata-se da maior Mina de Ouro aberta a visitação no mundo. A descida para as galerias subterrâneas se faz de modo incomum, através de um trolley, que chega a 315m de extensão e 120m de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago natural.
      O cenário do interior da Mina é impressionante.
      A temperatura fica entre 17° e 20°.

    Arquivo do blog

    Seguidores