Física

Eletrotécnica na UFOP

A raridade dos equipamentos existentes nas salas de Eletrotécnica da Escola de Minas motivou a direção e professores a abrirem-nas à visitação pública. Trata-se de aparelhos utilizados para aulas práticas desde o início do século, sendo, portanto um acervo de grande valor e testemunho vivo da evolução tecnológica ao longo dos últimos 100 anos e do ensino ministrado na Escola de Minas durante esse período.
Deve-se ressaltar que grande parte desses equipamentos provém de países que há muito investem em tecnologia de ponta, como a Suíça. Sendo o Brasil um país importador, cumpria aos cursos de engenharia ministrar disciplinas como a Eletrotécnica, visando dar aos seus profissionais um embasamento adequado, a fim de que pudessem gerir competentemente os meios de produção, pois as peças de reposição, além de caras eram de difícil aquisição. Todas as grandes empresas possuíam suas oficinas de manutenção e a criatividade e os conhecimentos gerais dos engenheiros eram fundamentais para o bom desempenho da atividade profissional.
Com as salas organizadas em três ambientes, ONTEM, HOJE e o AMANHÃ, ou seja, peças antigas, atuais e salas de aulas, espera-se que alunos e visitantes tenham a oportunidade de refletir sobre a importância das pesquisas para o desenvolvimento de uma sociedade.

Astronomia na UFOP
O Setor de Astronomia coloca à disposição do público em geral um dos mais valiosos acervos científicos do Brasil. 
Encontram-se em exposição permanente lunetas meridianas e equatoriais, destacando-se uma de campo, cartas celestes, globos lunar e do planeta Marte, datados de 1718, telescópios, sextantes, teodolitos astronômicos, com destaque para um modelo alta azimutal.
Destaca-se, no setor, o Observatório Astronômico, cujas obras se concluiram em 1926. Esse observatório abriga um telescópio refrator de origem alemã, fabricado no início deste século, sendo um dos maiores do Brasil no seu gênero.
Vários modelos planetários foram restaurados e colocados à disposição de estudantes e do público.
A SEAOP (Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto), entidade constituída por alunos e professores da UFOP, vem desenvolvendo, em conjunto com o DETEF (Departamento de Técnicas Fundamentais de Escola de Minas), um programa educativo junto das escolas de ensino fundamental, prestando, assim, um grande serviço à comunidade.

Arquivo do blog

Seguidores