História

Veias douradas
Cidade de Tiradentes
É uma pequena cidade, pois é bonita e traquila, criada pelos Portugueses, em 1702.Tiradentes tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas. O calçamento de varias ruas da cidade, é de pedras solderonas (capistrana) no chão. Nesta cidade podemos perceber que na porta de algumas casas se tinha uma cruz, e isso era para que pessoas procurando prostitutas (moças da vida) não batessem na porta da casa de pessoas católicas. As casas de pessoas ricas tinham três degraus na entrada, a de pessoas de classe média dois, e a de pobres um. Os escravos eram proibidos de circular pelas ruas quando se passasse uma pessoa de alta classe, com isso eles usavam os becos para transitarem.

Nesta cidades visitamos duas Igrejas :

 Matriz de Santo Antônio
Construída em 1710 e é a segunda igreja mais rica em ouro do Brasil, sendo a primeira em Salvador (BA), é uma das mais belas construções barrocas do país.O Curioso é que no chão desta igreja eram enterradas pessoas mortas até o final do século XIX,e usava incensos para amenizar o cheiro ruim das pessoas mortas. No teto tem quadros encaixados representando a passagem da vida.


Igreja de  Nossa senhora do Rosário - (Igreja dos escravos)

É considerada a igreja mais antiga da cidade, construida pelos escravos, em 1708 e concluída em 1719.Nossa Senhora do Rosário era adorada pelos escravos e era justamente eles que frequentavam o local.O único branco a entrar na igreja era o padre, durante a realização das missas. A igreja possui ouro no seu interior, assim como a Matriz de Santo Antônio, mas isso era mantido em segredo entre os eles. E isso era possivel, porque a porta da frente da construção era mantida fechada e os negros entravam somente por uma porta lateral, onde não era possivel ver o ouro contido dentro da igreja. Todo seu trabalho artístico era feito pelos próprios escravos, construída por pedras arenita. Outro ponto interessante é que o interior da igreja possui símbolos da religião católica e também das religiões africanas, principalmente do candomblé,vivida pelos escravos. Os santos negros na igreja, como São Benedito do lado esquerdo, Santo Antônio de Cartagerona e Santo Elesbão, os representava. 



  • Todas as pessoas eram enterradas nas igrejas, não ser enterradas na igreja era sinônimo de inferno. Apartir do séc XIX, começou a ter padres negros e começaram a criar cemitérios. Os cemitérios eram construídos atrás das igrejas para ser ''protegido'', o campo santo foi o primeiro cemitério do Brasil a ser criado.
  • Não era permitida a existência de paróquias, porque Portugal insistia para se realizar sepultamentos,não queria unidade, e sim de Irmandades que eram organizações de pessoas ligadas ao mesmo objetivo. A função delas eram ter um local para a celebração de cultos, e ter um local para os sepultamentos.
Basílica: são igrejas que recebem romarias
Catedral: são as arquidioceses
Paróquia: comanda as igrejas do local que está situada

                                                            Ouro Preto


Ouro Preto, outro município de Minas Gerais tem importante participação na história deste estado.          
           Ouro Preto em relação ao turismo para MG, não tem muita participação, porém possui belíssima arquitetura e ecossistema. Em municípios como Ouro Preto, Mariana, Congonhas, há grande parte de moradores que vivem em encostas, ou seja, moram em locais que seriam considerados perigosos para as autoridades e moradores destes Municípios.
 Ouro Preto possui vários monumentos importantes, um deles o museu da inconfidência, o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas entre outros.
Oucupação em encostas.


Ouro Preto também possue a Mina da Passagem, local explorado onde encontrava-se o ouro em fator primário, ouro em pó.



       Geografia:

-Altitude média: 1.116m. O ponto mais alto é o Pico do Itacolomi, com 1.722m
-Rios: nascentes do Rio das Velhas, Piracicaba, Gualaxo do Norte, Gualaxo do Sul, Mainart e Ribeirão Funil.
-Clima: Tropical de altitude Úmido, característico das regiões montanhosas com chuvas durante os meses de dezembro a março, geadas ocasionais em junho e julho.


Arquivo do blog

Seguidores