MINAS GERAIS - Estrutura Turística
Minas Gerais possui a maior importância turística do Brasil por ter sido palco de revoluções, corridas pelo ouro, e possuir grande parte das obras artísticas de Aleijadinho.
Reúnem-se em minas o mais importante acervo artísticos e arquitetônico do período colonial, preservados em Ouro Preto, Congonhas e Diamantina, ricas pela profusão das obras-primas do estilo barroco, com o trabalho de Antônio Francisco Lisboa e Mestre Athaíde.
Congonhas tinha economia de turismo. É lá que está uma das mais importantes igrejas de Minas: Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, que possui os 12 profetas somados às 66 esculturas dos Passos da Paixão, todos feitos por Aleijadinho.
Outra cidade de grande importância turística é a cidade onde nasceu o mais importante Inconfidente Mineiro.
Essa cidade é a única que posssui uma estátua verdadeira de Tiradentes. Por que, ao contrário do que pensamos, ele não era parecido com Cristo. Essas características foram dadas a ele como se ele fosse um santo, lutando pela liberdade e bem estar dos outros.
E lá também tem a primeira casa de Tiradentes.
Ouro Preto é uma das mais importantes cidades turísticas de Minas, pois era lá onde ficava a Casa de Fundição do ouro, e onde há a segunda casa de Tiradentes.
E foi lá onde Tiradentes morreu enforcado e esquartejado. No local onde estivera o poste (atual praça Tiradentes) se encontra hoje um monumento ao Mártir. Verifica-se que curiosamente, a estátua em bronze de Tiradentes está de costas para a então residência oficial do governador, como se desdenhasse.
A cidade de Mariana também tem importância para o turismo. É conhecida pela preservação do uso da Maria Fumaça e por possuir a maior Mina de Ouro do Mundo, aberta ao público.


