Ética é o conceito de ter noção, do bem e do mal. Isso já existe junto com o próprio homem. Desde os primórdios da terra a ética acompanhava o homem considerado talvez “irracional” Saber distiguir as coisas, o senso, isto é ter ética. É o ser de cada um, o estar. É o modo de viver, de melhor conviver. É ter valores morais, ter principios. Tudo o que faz o homem contextar é ética.
Quando se fala em escravidão, muitos têm a idéia de que surge quando o homem branco (europeu) começa a explorar o negro (africanos) ou o de pele vermelho-parda (índio) simplesmente porque escravizar pessoas de outras raças e cores é mais fácil. Porém o que muitos não sabem é que escravidão surgiu em plena áfrica, com a sociedade africana que tinha como costume usufruír desta forma de exploração. Muitos desses (africanos) eram escravos por serem prisioneiros de guerra, de tribos rivais, ou até mesmo para pagar por algo que deviam. Quando o europeu chega à África a escravidão já existe então ele traz essas práticas para o seu cotidiano e adapta em seu contexto. Muitos desses escravos exportados para a Europa foram vendidos pelos motivos já citados, outros eram arrancados de suas origem pelo europeu que percebeu a eficiência deles e começa a explorar a fonte de todo esse poder, a África.
O escravo sempre foi visto como nada mais que uma mercadoria, tanto de troca como de compra e venda.
O Brasil foi um dos que não ficaram de fora dessa nova “moda” européia. Logo que o europeu chega ao Brasil, em 1500 ele vê nos “ingênuos” índios uma forma de tirar proveito daquela situação. Quando a família real chega ao Brasil em 1808 ele traz consigo vários escravos e começa a era ESCRAVIDÃO no Brasil.
Uma das questões pela qual houve a libertação dos escravos foi a pressão que o Brasil sofreu por parte da Inglaterra para que houvesse a criação de industrias e etc. Para não causar danos aos proprietários de escravos o Brasil começa utilizando as leis que beneficiavam escravos, a Lei Áurea, Lei do Ventre Livre, Lei dos Sexagenários, e assim finalmente em 13 de maio de 1888, Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon - Rio de Janeiro, 29 de julho de 1846 — Eu, França, 14 de novembro de 1921 – princesa e filha de Dom Pedro II, e da imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, assina o documento que libertara os escravos.
Comércio
Minas Gerais não vive totalmente do turismo, vive também dos pequenos comercios que lá se encontram. Bijuterias, artes, materiais feitos de barro... tudo isso é comercializado, tendo como intenção chamar a atenção do turista para que possa levar um pequeno pedaço de Minas Gerais.
Escolas
Colégio Sagrado Coração de Jesus, Colégio Loyola, Colégio Santa Dorotéia, Colégio Bernoulli, são algumas das instituições localizadas em Minas Gerais. Percebe-se como o catolicismo influenciou e influencia a região de Minas somente por se observar os nomes dessas instituições. Algumas públicas e outras particulares, são umas das escolas mais recomendadas desta região.


